sábado, 25 de julho de 2009
segunda-feira, 29 de junho de 2009
quinta-feira, 4 de junho de 2009
“Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”
- Irradicar a pobreza extrema e a fome;
- Atingir o ensino básico e universal;
- Promover a igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde materna;
- Combater a sida, a malária e outras doenças;
- Garantir a sustentabilidade ambiental;
- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Na referida sala encontravam-se vários trabalhos expostos como, por exemplo, maquetas, cartazes, folhetos, cartolinas, entre outros alusivos ao tema exposto.
Ana Raquel Gonçalves
Fábio Ferreira
Joana Queirós
Paula Rodrigues
Rosa Caridade
9ºD
“Comércio Justo” na EB 2, 3 de Vila Verde”
Para quem não teve ainda oportunidade de abordar este assunto nas aulas de Geografia, perguntar-se-ão: mas afinal, o que é o Comércio Justo? O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada no diálogo, na transparência e no respeito. Contribui para o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições de comércio tendo em conta os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados, especialmente no Hemisfério Sul, ou seja, nos países em desenvolvimento.
Desta forma, o comércio justo rege-se por vários princípios, entre os quais destacamos a protecção dos direitos humanos (trabalho infantil, discriminação sexual, etc).
Neste dia, demos um pouquinho do nosso contributo para esta causa, aqui representada pela Alternativa – que é uma associação para a promoção do comércio justo.
Estavam à venda variadíssimos produtos, desde biscoitos, rebuçados, chocolates, sumos, chás, incenso, flores de pano, pulseiras, colares, caixas de madeira, ganchos, cestos feitos à mão, café, etc.
Neste dia vários foram os alunos e professores que deram o seu contributo adquirindo alguns produtos, aos quais queremos agradecer pela sua colaboração, pois de alguma forma contribuíram para que lográssemos atingir positivamente os objectivos que pretendíamos, tendo-se revelado as vendas bastante lucrativas.
Agradecemos também à Alternativa, por mais uma vez terem aceite o convite para se deslocarem à nossa escola.
Ana Raquel Gonçalves
Fábio Ferreira
Joana Queirós
Paula Rodrigues
Rosa Caridade
9ºD
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Madonna - Hey you
Música criada para o Live Earth de 07/07/07 para consciêncializar a população mundial para os efeitos do aquecimento global.
terça-feira, 12 de maio de 2009
domingo, 10 de maio de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Resumos da matéria dada - 9º Ano
Resumos Atmosfera
domingo, 26 de abril de 2009
A ÁGUA um bem ESCASSO ... a necessidade de PRESERVAR
A AGUA um bem ESSECIAL
Visita de estudo à Casa da Música e ao Pavilhão da água - Porto
Os professores Alfredo Pedrosa, Ana Pereira, Paula Tomaz, Nazaré Ferreira, Domingos Santos, Conceição Cerqueira e as estagiárias do curso de Português-Inglês, acompanharam os alunos nesta visita de estudo.
A saída da escola realizou-se por volta das 9h e às 11h já estávamos a entrar na Casa da Música, onde fomos guiados numa visita de estudo muito interessante que durou cerca de 1 hora. No decorrer da mesma ficamos a saber que a Casa da Música é um edifício que foi concebido pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas e que a sua construção se enquadrou nas actividades do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
A sua construção insere-se na corrente modernista e prima pelas linhas sóbrias e curvas e pelos ângulos rectos. A guia informou-nos que a Casa da Música é construída em betão, alumínio perfurado e vidro, materiais esses que se encontram bem visíveis. Percorremos todo o interior podendo observar a riqueza das suas salas, desde o Pequeno e Grande auditório, a sala do Renascimento, a sala Cibermúsica, a sala do Babysiting, a sala 2 e o Bar suspenso. Por todo o espaço interior eram bem visíveis extensas áreas envidraçadas, através das quais ainda deu para espreitar o ensaio da Orquestra Nacional do Porto.
Como a fome já apertava e as pernas pediam um pouco de descanso, dirigimo-nos ao Parque da Cidade para almoçar. Uma vez lá, e com a chuva a ameaçar, fizemos uma espécie de piquenique, onde conversamos, divertimo-nos e tiramos algumas fotografias para mais tarde recordar. O tempo passou a correr e quando reparamos já estava na hora de nos dirigirmos para o Pavilhão da Água, ali mesmo ao lado. O Pavilhão da água é um edifício proveniente da Expo 98, instalado em pleno parque da cidade do Porto desde 1992. No seu interior assistimos em primeiro lugar a um filme que pretende chamar a atenção para a importância da água, visitamos o laboratório onde assistimos a três experiências. Depois assistimos e participamos em várias experiências lúdicas e científicas, sempre acompanhados de explicações de uma monitora: compor música, ver imagens em três dimensões através de ilusões de óptica, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, observar o comportamento das ondas, ver jactos de água de diferentes formas, recordar as diferentes fases do ciclo da água, funcionamento de uma eclusa, etc.
Enquanto aguardavam a sua vez para entrar os alunos puderam admirar a originalidade deste edifício, cuja estrutura cria a ilusão de estar suspenso no ar e ligeiramente inclinado.Terminada a visita, os alunos tiveram ainda a oportunidade de lanchar e confraternizar, uma vez mais, no parque da cidade.
Chegamos a Vila Verde por volta das 18h30.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
9º Ano - Férias inesquecíveis em Londres
Após nos instalarmos confortavelmente no hotel começou a aventura. O metro foi o primeiro obstáculo, embora no fim dos quatro dias e de inúmeras viagens no mesmo passamos de inexperientes a super experientes. O London Eye, o Museu de História Natural, o Madame Tussaud’s, o Big Bem, Piccadily Circus, Buckingham Palace, London Dungean, entre outros, foram locais que não esqueceremos tão cedo. Sempre repletos de turistas, ingleses e energia tornaram a viagem de finalistas simplesmente única. Também tivemos o enorme privilégio de viajar com alguns dos professores da nossa escola. Revelaram-se bastante divertidos e sempre prontos para a aventura e como é claro adoraram a companhia dos seus alunos. Podemos dizer que a comida inglesa não é a melhor. Que saudades que tivemos dos menus nacionais… Em relação ao povo inglês podemos dizer que eram bastante agradáveis, embora andassem sempre a correr de um lado para o outro.
Quando demos por nós, os quatro dias tinham passado a correr e já estávamos a sobrevoar, de novo, território nacional. Por nós ficávamos mais uns dias, mas a experiência valeu mais do que qualquer coisa. Agora esperamos voltar e quem sabe se para o ano os próximos finalistas nos dirão o que acharam.
Paula Cerqueira, 9ºG
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Viagem a Londres
sexta-feira, 13 de março de 2009
Visita de Estudo à Refinaria da Petrogal e Porto de Leixões
No interior do complexo portuário, a visita guiada iniciou-se pelas docas, onde pudemos contemplar os imponentes cargueiros ali ancorados, enquanto a guia nos ia explicando tudo ao pormenor. Saindo da zona do porto, propriamente dito, passámos à zona das cargas, para apreciar as explicações sobre tonelagem e contemplar os gigantes contentores que nos ladeavam agora. Houve ainda oportunidade para observar, embora ao longe por ser um local de acesso restrito, o terminal petrolífero. Neste terminal têm lugar as descargas de petróleo bruto para tanques que se encontram directamente ligados por oleodutos à Refinaria de Matosinhos, que havíamos visitado a parte da manhã.
Finalmente dá-se a arrancada final, em ritmo de retirada apressada. E eis-nos de novo na Auto-estrada, em direcção a Vila Verde.
sábado, 7 de março de 2009
Esqueirinhos colaboram com os alunos do 9ºG
Já é sabido por todos que irá realizar-se uma viagem para os finalistas de 9º ano a Londres.
Neste momento, os alunos do 9ºG estão a fazer de tudo para conseguir arrecadar um dinheirinho, para que o seu custo seja um pouco mais suave.
Amanhã, Domingo, dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) estarão pela 3ª vez representados na feirinha de artesanato de Vila Verde.
Em nome da turma, agradeço a preciosa colaboração dos esqueirinhos, que sob a coordenação da professora Lai e da D. Lucília, pintaram escovinhas alusivas ao tema "A Natureza", para serem vendidas na referida feira, juntamente com muitas outras coisinhas...
sexta-feira, 6 de março de 2009
Objectivos para o teste - 2ª Parte
- Explicar quais os obstáculos ao desenvolvimento dos PVD; Ficha Informativa
- Saber em que consiste a APD e as ONG’s, bem como as suas acções e instituições; Ficha Informativa
- Apontar razões para a ineficácia da cooperação internacional; Ficha Informativa
segunda-feira, 2 de março de 2009
Objectivos para o teste - 1ª parte
- Justificar o facto de nem sempre o crescimento conduzir ao desenvolvimento; livro pág. 13
- Conhecer quais os indicadores utilizados para medir o crescimento e o desenvolvimento; livro pág. 12 e esquema síntese
- Distinguir PNB de PIB; esquema síntese
- Justificar por que razão o PIB se revela um indicador mais fiável do que o PNB para medir o crescimento económico de um país; esquema síntese
- Criticas apontadas ao PIB per capita; livro pág. 12
- Reconhecer a importância do IDH como indicador de desenvolvimento dos países, conhecendo quais as suas 3 dimensões básicas e quais os 4 indicadores simples que entram no seu cálculo; livro pág. 13
- Conhecer a escala de classificação do IDH; livro pág. 13
- Estabelecer a relação IDH/PIB per capita; livro pág. 20 e 21
- Apontar as criticas ao IDH; livro pág. 22
- Localizar os diferentes grupos regionais no mundo; mapa pág. 15
- Definir OCDE e CEI; livro pág. 15
- Identificar quais os principais problemas no acesso à educação; livro pág. 29
- Indicar as causas da discriminação da mulher na educação; livro pág. 31
- Indicar quais os impactos da sida, sobretudo nos PED; livro pág. 35
- Distinguir os conceitos de: fome, subnutrição, sobrenutrição e obesidade; livro pág. 42 e 46
Testes on-line
Aqui fica o link para aceder a um site e poder realizar testes on-line sobre a matéria que vai sair no teste: Contrastes de Desenvolvimento.
http://linaduque.com.sapo.pt/contrastes.htm
O Olhar de uma CRIANÇA ...
Contrastes de Desenvolvimento
FOME NO MUNDO
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
9º Ano - Objectivos para o teste
- Conhecer a partir de que década o turismo conhecer um maior incremento, passando a ser considerado como um “fenómeno de massas”; livro pág. 216
- Indicar os factores responsáveis pela evolução do turismo a nível mundial; livro pág. 212
- Analisar mapas e gráficos com a distribuição/evolução do turismo; exemplo livro pág. 212 e 216
- Conhecer os principais fluxos turísticos a nível mundial; livro pág. 216 e 217
- Conhecer os principais tipos de turismo e exemplos de locais onde são praticados; quadro livro pág. 213
- Indicar os factores físicos e humanos que influenciam os vários tipos de turismo; livro pág. 214 e 215
- Conhecer quais os aspectos positivos e negativos do turismo, bem como possíveis soluções para os mesmos; livro pág. 220 e 221
- Explicar em que consiste o turismo sustentável; livro pág. 221
- Indicar quais as vantagens do desenvolvimento dos transportes; livro pág. 229
- Conhecer quais as funções dos transpores; livro pág. 229
- Definir distância absoluta, distância-tempo e distância-custo; livro pág. 229
- Analisar gráficos relacionando os conceitos de distância absoluta, distância-tempo e distância-custo com os meios de transporte; exemplos, livro pág. 228 e 229
- Indicar quais os grandes tipos e meios de transporte que existem; livro pág.231
- Evidenciar as principais vantagens e inconvenientes dos diversos meios de transporte (perspectiva comparativa); livro pág. 231 a 236 + quadro síntese pág. 239
- Conhecer a especialização de cada meio de transporte relativamente às distâncias e ao tipo de produtos a transportar; livro pág. 234 a 236 + exercícios do livro + quadro síntese pág. 239 + quadro “o essencial” pág. 248
- Definir rede de transportes; Caderno
- Caracterizar as redes/rotas de transportes dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento; livro pág. 237 a 239
- Construir uma matriz de interacção espacial; Caderno diário + Livro pág. 230
- Concluir (com base numa rede de transportes ou de numa matriz) acerca da acessibilidade e isolamento dos locais, justificando; Caderno diário
TELECOMUNICAÇÕES
- Definir telecomunicações; livro pág. 244
- Indicar exemplos de sistemas de informação e comunicação (antigos e modernos); livro pág. 244 e 245
- Explicar de que forma as telecomunicações contribuem para encurtar as distâncias; livro pág. 245
- Explicar em que consiste a info-exclusão; livro pág. 245
- Referir os impactos do desenvolvimento das telecomunicações; Caderno diário
- Explicar por que razões se considera que a “Terra está a transformar-se numa Aldeia Global”; Caderno diário
BOM ESTUDO!
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Localização Relativa
Informações e Exercícios práticos
Turismo em Portugal com nota negativa em 2008
Se Portugal e a Espanha organizassem a fase final do Campeonato do Mundo de Futebol, em 2018, seria positivo para o turismo português em geral e para o algarvio em particular.
Estas conclusões resultaram de um inquérito feito pela Entidade Regional de Turismo do Algarve a um painel constituído por agentes do sector, autarcas e organismos oficiais.
Os 116 elementos do barómetro consideraram que, em termos de resultados turísticos, 2008 foi um ano pior do que 2007.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Cada dia da nossa vida, aprendemos com os nossos erros ou com as nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.