sábado, 25 de julho de 2009

segunda-feira, 29 de junho de 2009

quinta-feira, 4 de junho de 2009

“Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”

Decorreu na nossa escola no dia 1 de Junho de 2009 na sala 14 uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 9º ano, alusivos à temática “Os objectivos de Desenvolvimento do milénio”. Os referidos trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de Geografia e versavam uma das temáticas abordadas nesta disciplina “Contrastes de Desenvolvimento no Mundo”. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio são um conjunto de metas a atingir e que visam sobretudo a dimensão social e a pobreza. Até 2015, as metas deverão ser atingidas por todos os países membros da ONU, de acordo com o compromisso firmado na Declaração do Milénio no ano de 2000. Os objectivos de Desenvolvimento do Milénio são oito:
- Irradicar a pobreza extrema e a fome;
- Atingir o ensino básico e universal;
- Promover a igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde materna;
- Combater a sida, a malária e outras doenças;
- Garantir a sustentabilidade ambiental;
- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Na referida sala encontravam-se vários trabalhos expostos como, por exemplo, maquetas, cartazes, folhetos, cartolinas, entre outros alusivos ao tema exposto.
Com esta exposição tivemos o privilégio de aprofundar os nossos conhecimentos sobre esta temática bem como trocar ideias e pontos de vista entre os vários alunos de 9º ano.

Ana Raquel Gonçalves
Fábio Ferreira
Joana Queirós
Paula Rodrigues
Rosa Caridade
9ºD

“Comércio Justo” na EB 2, 3 de Vila Verde”

No dia 1 de Junho de 2009 decorreu na Escola Básica 2,3 de Vila Verde, organizada pelos professores de Geografia, uma mostra/venda de produtos provenientes do “Comércio Justo”.
Para quem não teve ainda oportunidade de abordar este assunto nas aulas de Geografia, perguntar-se-ão: mas afinal, o que é o Comércio Justo? O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada no diálogo, na transparência e no respeito. Contribui para o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições de comércio tendo em conta os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados, especialmente no Hemisfério Sul, ou seja, nos países em desenvolvimento.
Desta forma, o comércio justo rege-se por vários princípios, entre os quais destacamos a protecção dos direitos humanos (trabalho infantil, discriminação sexual, etc).
Neste dia, demos um pouquinho do nosso contributo para esta causa, aqui representada pela Alternativa – que é uma associação para a promoção do comércio justo.
Estavam à venda variadíssimos produtos, desde biscoitos, rebuçados, chocolates, sumos, chás, incenso, flores de pano, pulseiras, colares, caixas de madeira, ganchos, cestos feitos à mão, café, etc.
Neste dia vários foram os alunos e professores que deram o seu contributo adquirindo alguns produtos, aos quais queremos agradecer pela sua colaboração, pois de alguma forma contribuíram para que lográssemos atingir positivamente os objectivos que pretendíamos, tendo-se revelado as vendas bastante lucrativas.
Agradecemos também à Alternativa, por mais uma vez terem aceite o convite para se deslocarem à nossa escola.

Ana Raquel Gonçalves
Fábio Ferreira
Joana Queirós
Paula Rodrigues
Rosa Caridade
9ºD

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Madonna - Hey you




Música criada para o Live Earth de 07/07/07 para consciêncializar a população mundial para os efeitos do aquecimento global.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resumos da matéria dada - 9º Ano

Resumos Hidrosfera Resumos Hidrosfera paula tomaz ">

Resumos Atmosfera Resumos Atmosfera paula tomaz ">

domingo, 26 de abril de 2009

A ÁGUA um bem ESCASSO ... a necessidade de PRESERVAR

- Ao lavar a louça, não o faça em água corrente. Encha o lava-louça com água e detergente e passe-a por água limpa depois. Economizará 50 litros de água de cada vez. Se usar a máquina, use os programas mais económicos e não coloque a máquina a funcionar antes de estar o mais cheia possível.

- Repare rapidamente as torneiras que estejam a gotejar ou o autoclismo que deixe passar água. Uma só torneira que goteje pode perder cerca de 90 litros de água por dia.

- Enquanto lava os dentes, mantenha a torneira fechada. Pode fazer o mesmo durante o barbear.

- Se usar o chuveiro em vez de tomar um banho de imersão, economiza 150 litros de água de cada vez.

A AGUA um bem ESSECIAL

Muitos recursos hídricos estão actualmente submetidos a alta pressão. Embora a água seja muito abundante na terra, menos de 1% é água doce apta para o consumo humano e para a sua utilização na agricultura. Além disso, a água de boa qualidade disponível não está distribuída uniformemente. O abastecimento de água de qualidade está a converter-se, cada vez mais, num problema regional. Em alguns casos, a escassez está a dar lugar, inclusivamente, a tensões políticas, como acontece em certas partes do Próximo Oriente ou da Ásia Central. Os problemas políticos relacionados com a água também parecem estar a surgir, nos Estados Unidos, nos estados do sudeste ao longo do rio Colorado. Portanto, a eficiência do uso da água na produção de alimentos é um tema de especial preocupação.

Visita de estudo à Casa da Música e ao Pavilhão da água - Porto


Os alunos do 9º ano visitaram no passado dia 24 de Abril a Casa da Música e o Pavilhão da Água. Esta visita foi organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no âmbito das disciplinas de História e Geografia.
Os professores Alfredo Pedrosa, Ana Pereira, Paula Tomaz, Nazaré Ferreira, Domingos Santos, Conceição Cerqueira e as estagiárias do curso de Português-Inglês, acompanharam os alunos nesta visita de estudo.
A saída da escola realizou-se por volta das 9h e às 11h já estávamos a entrar na Casa da Música, onde fomos guiados numa visita de estudo muito interessante que durou cerca de 1 hora. No decorrer da mesma ficamos a saber que a Casa da Música é um edifício que foi concebido pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas e que a sua construção se enquadrou nas actividades do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
A sua construção insere-se na corrente modernista e prima pelas linhas sóbrias e curvas e pelos ângulos rectos. A guia informou-nos que a Casa da Música é construída em betão, alumínio perfurado e vidro, materiais esses que se encontram bem visíveis. Percorremos todo o interior podendo observar a riqueza das suas salas, desde o Pequeno e Grande auditório, a sala do Renascimento, a sala Cibermúsica, a sala do Babysiting, a sala 2 e o Bar suspenso. Por todo o espaço interior eram bem visíveis extensas áreas envidraçadas, através das quais ainda deu para espreitar o ensaio da Orquestra Nacional do Porto.
Como a fome já apertava e as pernas pediam um pouco de descanso, dirigimo-nos ao Parque da Cidade para almoçar. Uma vez lá, e com a chuva a ameaçar, fizemos uma espécie de piquenique, onde conversamos, divertimo-nos e tiramos algumas fotografias para mais tarde recordar. O tempo passou a correr e quando reparamos já estava na hora de nos dirigirmos para o Pavilhão da Água, ali mesmo ao lado. O Pavilhão da água é um edifício proveniente da Expo 98, instalado em pleno parque da cidade do Porto desde 1992. No seu interior assistimos em primeiro lugar a um filme que pretende chamar a atenção para a importância da água, visitamos o laboratório onde assistimos a três experiências. Depois assistimos e participamos em várias experiências lúdicas e científicas, sempre acompanhados de explicações de uma monitora: compor música, ver imagens em três dimensões através de ilusões de óptica, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, observar o comportamento das ondas, ver jactos de água de diferentes formas, recordar as diferentes fases do ciclo da água, funcionamento de uma eclusa, etc.

Enquanto aguardavam a sua vez para entrar os alunos puderam admirar a originalidade deste edifício, cuja estrutura cria a ilusão de estar suspenso no ar e ligeiramente inclinado.Terminada a visita, os alunos tiveram ainda a oportunidade de lanchar e confraternizar, uma vez mais, no parque da cidade.
Chegamos a Vila Verde por volta das 18h30.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

9º Ano - Férias inesquecíveis em Londres

Como todos devem saber entre os dias 6 e 9 de Abril os alunos finalistas do 9ºano tiveram o privilégio de voar até Londres. Como integrante de tal viagem só tenho uma palavra para descrever a experiência: inesquecível. Acreditamos, lutamos e, por fim, conseguimos alcançar a tão desejada Inglaterra. A jornada começou no aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, onde se notava a ansiedade e o nervosismo, principalmente naqueles que iam voar pela primeira vez. Após esperar chegámos à parte das despedidas. Foram um pouco rápidas, pois não tínhamos muito tempo. Quando demos por nós, já tínhamos entrado no avião, apertado os cintos e já estávamos a voar. A viagem entre todas aquelas nuvens demorou um pouco mais de duas horas. Mas o que nos esperava a seguir compensava todo aquele cansaço, fruto do trabalho para conseguir esta viagem.

Após nos instalarmos confortavelmente no hotel começou a aventura. O metro foi o primeiro obstáculo, embora no fim dos quatro dias e de inúmeras viagens no mesmo passamos de inexperientes a super experientes. O London Eye, o Museu de História Natural, o Madame Tussaud’s, o Big Bem, Piccadily Circus, Buckingham Palace, London Dungean, entre outros, foram locais que não esqueceremos tão cedo. Sempre repletos de turistas, ingleses e energia tornaram a viagem de finalistas simplesmente única. Também tivemos o enorme privilégio de viajar com alguns dos professores da nossa escola. Revelaram-se bastante divertidos e sempre prontos para a aventura e como é claro adoraram a companhia dos seus alunos. Podemos dizer que a comida inglesa não é a melhor. Que saudades que tivemos dos menus nacionais… Em relação ao povo inglês podemos dizer que eram bastante agradáveis, embora andassem sempre a correr de um lado para o outro.

Quando demos por nós, os quatro dias tinham passado a correr e já estávamos a sobrevoar, de novo, território nacional. Por nós ficávamos mais uns dias, mas a experiência valeu mais do que qualquer coisa. Agora esperamos voltar e quem sabe se para o ano os próximos finalistas nos dirão o que acharam.


Paula Cerqueira, 9ºG

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Viagem a Londres


É já na próxima segunda-feira que um grupo de alunos de 9º ano e alguns professores se deslocam por quatro dias à magnifica cidade de Londres.Esta iniciativa esteve a cargo da professora Paula Tomaz, do grupo disciplinar de Geografia e da professora Isabel Lézon do grupo disciplinar de Inglês. Tem como objectivo, para além da comemoração de mais um ciclo de estudos que se encerra para estes alunos, a consolidação de alguns conteúdos programáticos abordados nas aulas destas disciplinas.A viagem já vem sendo programada desde o ínicio do presente ano lectivo e concretizar-se-á na próxima semana, de 6 a 9 de Abril.

Boa Viagem para todos!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Visita de Estudo à Refinaria da Petrogal e Porto de Leixões

No dia 12 de Março de 2009, a turma do 1º ano do Curso de Electricidade e Instalações, deslocou-se à Petrogal em Matosinhos e ao Porto de Leixões em Leça da Palmeira, para uma visita de estudo proposta pela professora Paula Tomaz e integrada na disciplina de Cidadania e Mundo Actual. A Engª Manuela Cerejo do Departamento de Qualidade, explicou-nos durante aproximadamente uma hora e de uma forma objectiva, qual a função da Petrogal no nosso País, todo o seu funcionamento e o impacto que a mesma tem no ambiente. Depois desta exposição rumamos para uma visita guiada ao ‘coração’ da Petrogal. Tivemos que deixar os telemóveis, ‘na portagem’ de forma a que não houvesse problemas de segurança. Prosseguimos então, de autocarro, onde observamos a fábrica de óleos base, a Fábrica de Utilidades, a Fábrica de Combustíveis e a fabrica de aromáticos.
Por volta das 14h10, rumamos ao Porto de Leixões. Uma vez lá, dirigimo-nos à administração do Porto, onde nos aguardava a guia, Susana Santos, que iria proporcionar-nos uma visita guiada pelo interior do mesmo.
No interior do complexo portuário, a visita guiada iniciou-se pelas docas, onde pudemos contemplar os imponentes cargueiros ali ancorados, enquanto a guia nos ia explicando tudo ao pormenor. Saindo da zona do porto, propriamente dito, passámos à zona das cargas, para apreciar as explicações sobre tonelagem e contemplar os gigantes contentores que nos ladeavam agora. Houve ainda oportunidade para observar, embora ao longe por ser um local de acesso restrito, o terminal petrolífero. Neste terminal têm lugar as descargas de petróleo bruto para tanques que se encontram directamente ligados por oleodutos à Refinaria de Matosinhos, que havíamos visitado a parte da manhã.
Terminada que estava a visita prevista para o dia de hoje, ainda houve tempo para uma “voltinha” de 20 minutos, de carácter lúdico. Acabámos por parar à face da praia, na lindíssima Marginal de Matosinhos. A linda vista e envolvência dominou-nos por completo. Houve tempo para retirar a foto da praxe do grupo e para saborear um apetitoso gelado.
Finalmente dá-se a arrancada final, em ritmo de retirada apressada. E eis-nos de novo na Auto-estrada, em direcção a Vila Verde.




sábado, 7 de março de 2009

Esqueirinhos colaboram com os alunos do 9ºG



Já é sabido por todos que irá realizar-se uma viagem para os finalistas de 9º ano a Londres.
Neste momento, os alunos do 9ºG estão a fazer de tudo para conseguir arrecadar um dinheirinho, para que o seu custo seja um pouco mais suave.

Amanhã, Domingo, dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) estarão pela 3ª vez representados na feirinha de artesanato de Vila Verde.

Em nome da turma, agradeço a preciosa colaboração dos esqueirinhos, que sob a coordenação da professora Lai e da D. Lucília, pintaram escovinhas alusivas ao tema "A Natureza", para serem vendidas na referida feira, juntamente com muitas outras coisinhas...

Não Faltes....




sexta-feira, 6 de março de 2009

Objectivos para o teste - 2ª Parte

- Referir quais os reflexos do investimento na educação; Ficha Informativa
- Explicar quais os obstáculos ao desenvolvimento dos PVD; Ficha Informativa
- Saber em que consiste a APD e as ONG’s, bem como as suas acções e instituições; Ficha Informativa
- Indicar os principais objectivos da ONU; livro pág. 78
- Apontar razões para a ineficácia da cooperação internacional; Ficha Informativa
- Caracterizar o comércio justo, bem como conhecer a sua importância para o desenvolvimentos dos países mais pobres. Ficha Informativa

segunda-feira, 2 de março de 2009

Objectivos para o teste - 1ª parte

- Distinguir crescimento de desenvolvimento; livro pág. 12 e esquema síntese
- Justificar o facto de nem sempre o crescimento conduzir ao desenvolvimento; livro pág. 13
- Conhecer quais os indicadores utilizados para medir o crescimento e o desenvolvimento; livro pág. 12 e esquema síntese
- Distinguir PNB de PIB; esquema síntese
- Justificar por que razão o PIB se revela um indicador mais fiável do que o PNB para medir o crescimento económico de um país; esquema síntese
- Criticas apontadas ao PIB per capita; livro pág. 12
- Reconhecer a importância do IDH como indicador de desenvolvimento dos países, conhecendo quais as suas 3 dimensões básicas e quais os 4 indicadores simples que entram no seu cálculo; livro pág. 13
- Conhecer a escala de classificação do IDH; livro pág. 13
- Estabelecer a relação IDH/PIB per capita; livro pág. 20 e 21
- Apontar as criticas ao IDH; livro pág. 22
- Localizar os diferentes grupos regionais no mundo; mapa pág. 15
- Definir OCDE e CEI; livro pág. 15
- Identificar quais os principais problemas no acesso à educação; livro pág. 29
- Indicar as causas da discriminação da mulher na educação; livro pág. 31
- Indicar quais os impactos da sida, sobretudo nos PED; livro pág. 35
- Distinguir os conceitos de: fome, subnutrição, sobrenutrição e obesidade; livro pág. 42 e 46

Testes on-line

Olá Malta do 9º ano...

Aqui fica o link para aceder a um site e poder realizar testes on-line sobre a matéria que vai sair no teste: Contrastes de Desenvolvimento.

http://linaduque.com.sapo.pt/contrastes.htm

O Olhar de uma CRIANÇA ...

Por vezes um olhar vale mais que mil palavras.
Escreve uma frase que transmita o que vês no olhar da seguinte criança.

Contrastes de Desenvolvimento

O mundo em que vivemos é feito de contrastes e está em permanente mudança. Por um lado, temos países muito ricos em que a população tem uma boa qualidade de vida. Por outro lado, deparamos com países muito pobres, em que a maior parte da população não consegue satisfazer as suas necessidades básicas. Este espaço permitir-te-á expressar a tua opinião sobre determinadas imagens e pensamentos ilustrativos dos contrastes de desenvolvimento a nível mundial.

FOME NO MUNDO
Descreve as emoções que a seguinte imagem desperta em ti.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

9º Ano - Objectivos para o teste

TURISMO

- Conhecer a partir de que década o turismo conhecer um maior incremento, passando a ser considerado como um “fenómeno de massas”; livro pág. 216
- Indicar os factores responsáveis pela evolução do turismo a nível mundial; livro pág. 212
- Analisar mapas e gráficos com a distribuição/evolução do turismo; exemplo livro pág. 212 e 216
- Conhecer os principais fluxos turísticos a nível mundial; livro pág. 216 e 217
- Conhecer os principais tipos de turismo e exemplos de locais onde são praticados; quadro livro pág. 213
- Indicar os factores físicos e humanos que influenciam os vários tipos de turismo; livro pág. 214 e 215
- Conhecer quais os aspectos positivos e negativos do turismo, bem como possíveis soluções para os mesmos; livro pág. 220 e 221
- Explicar em que consiste o turismo sustentável; livro pág. 221
TRANSPORTES

- Indicar quais as vantagens do desenvolvimento dos transportes; livro pág. 229
- Conhecer quais as funções dos transpores; livro pág. 229
- Definir distância absoluta, distância-tempo e distância-custo; livro pág. 229
- Analisar gráficos relacionando os conceitos de distância absoluta, distância-tempo e distância-custo com os meios de transporte; exemplos, livro pág. 228 e 229
- Indicar quais os grandes tipos e meios de transporte que existem; livro pág.231
- Evidenciar as principais vantagens e inconvenientes dos diversos meios de transporte (perspectiva comparativa); livro pág. 231 a 236 + quadro síntese pág. 239
- Conhecer a especialização de cada meio de transporte relativamente às distâncias e ao tipo de produtos a transportar; livro pág. 234 a 236 + exercícios do livro + quadro síntese pág. 239 + quadro “o essencial” pág. 248
- Definir rede de transportes; Caderno
- Caracterizar as redes/rotas de transportes dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento; livro pág. 237 a 239
- Construir uma matriz de interacção espacial; Caderno diário + Livro pág. 230
- Concluir (com base numa rede de transportes ou de numa matriz) acerca da acessibilidade e isolamento dos locais, justificando; Caderno diário

TELECOMUNICAÇÕES

- Definir telecomunicações; livro pág. 244
- Indicar exemplos de sistemas de informação e comunicação (antigos e modernos); livro pág. 244 e 245
- Explicar de que forma as telecomunicações contribuem para encurtar as distâncias; livro pág. 245
- Explicar em que consiste a info-exclusão; livro pág. 245
- Referir os impactos do desenvolvimento das telecomunicações; Caderno diário
- Explicar por que razões se considera que a “Terra está a transformar-se numa Aldeia Global”; Caderno diário

BOM ESTUDO!



segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Localização Relativa

Para os alunos de 7º ano, especialmente a pedido da Marinha, aqui fica um link para acederem a explicações e exercícios sobre a localização relativa/orientação.
Informações e Exercícios práticos

Tipos de Transportes

Check out this SlideShare Presentation:
Tipos de Transportes
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: geografia transportes)

Turismo em Portugal com nota negativa em 2008


O sector do turismo, em particular o algarvio, registou, em 2008, uma quebra na procura face ao ano anterior, sendo que 2009 não será melhor.
Se Portugal e a Espanha organizassem a fase final do Campeonato do Mundo de Futebol, em 2018, seria positivo para o turismo português em geral e para o algarvio em particular.
Estas conclusões resultaram de um inquérito feito pela Entidade Regional de Turismo do Algarve a um painel constituído por agentes do sector, autarcas e organismos oficiais.
Os 116 elementos do barómetro consideraram que, em termos de resultados turísticos, 2008 foi um ano pior do que 2007.
O presidente do Turismo de Portugal anunciou, esta sexta-feira, que o Governo vai dar mais dinheiro ao organismo para enfrentar a crise que está a ser vivida no sector. Luís Manuel Patrão revelou que, nos próximos dias, vão avançar acções de promoção mais agressivas nos mercados externos, em particular no mercado inglês.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

Cada dia da nossa vida, aprendemos com os nossos erros ou com as nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.