sexta-feira, 13 de março de 2009

Visita de Estudo à Refinaria da Petrogal e Porto de Leixões

No dia 12 de Março de 2009, a turma do 1º ano do Curso de Electricidade e Instalações, deslocou-se à Petrogal em Matosinhos e ao Porto de Leixões em Leça da Palmeira, para uma visita de estudo proposta pela professora Paula Tomaz e integrada na disciplina de Cidadania e Mundo Actual. A Engª Manuela Cerejo do Departamento de Qualidade, explicou-nos durante aproximadamente uma hora e de uma forma objectiva, qual a função da Petrogal no nosso País, todo o seu funcionamento e o impacto que a mesma tem no ambiente. Depois desta exposição rumamos para uma visita guiada ao ‘coração’ da Petrogal. Tivemos que deixar os telemóveis, ‘na portagem’ de forma a que não houvesse problemas de segurança. Prosseguimos então, de autocarro, onde observamos a fábrica de óleos base, a Fábrica de Utilidades, a Fábrica de Combustíveis e a fabrica de aromáticos.
Por volta das 14h10, rumamos ao Porto de Leixões. Uma vez lá, dirigimo-nos à administração do Porto, onde nos aguardava a guia, Susana Santos, que iria proporcionar-nos uma visita guiada pelo interior do mesmo.
No interior do complexo portuário, a visita guiada iniciou-se pelas docas, onde pudemos contemplar os imponentes cargueiros ali ancorados, enquanto a guia nos ia explicando tudo ao pormenor. Saindo da zona do porto, propriamente dito, passámos à zona das cargas, para apreciar as explicações sobre tonelagem e contemplar os gigantes contentores que nos ladeavam agora. Houve ainda oportunidade para observar, embora ao longe por ser um local de acesso restrito, o terminal petrolífero. Neste terminal têm lugar as descargas de petróleo bruto para tanques que se encontram directamente ligados por oleodutos à Refinaria de Matosinhos, que havíamos visitado a parte da manhã.
Terminada que estava a visita prevista para o dia de hoje, ainda houve tempo para uma “voltinha” de 20 minutos, de carácter lúdico. Acabámos por parar à face da praia, na lindíssima Marginal de Matosinhos. A linda vista e envolvência dominou-nos por completo. Houve tempo para retirar a foto da praxe do grupo e para saborear um apetitoso gelado.
Finalmente dá-se a arrancada final, em ritmo de retirada apressada. E eis-nos de novo na Auto-estrada, em direcção a Vila Verde.




Sem comentários: