segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

9º Ano - Objectivos para o teste

TURISMO

- Conhecer a partir de que década o turismo conhecer um maior incremento, passando a ser considerado como um “fenómeno de massas”; livro pág. 216
- Indicar os factores responsáveis pela evolução do turismo a nível mundial; livro pág. 212
- Analisar mapas e gráficos com a distribuição/evolução do turismo; exemplo livro pág. 212 e 216
- Conhecer os principais fluxos turísticos a nível mundial; livro pág. 216 e 217
- Conhecer os principais tipos de turismo e exemplos de locais onde são praticados; quadro livro pág. 213
- Indicar os factores físicos e humanos que influenciam os vários tipos de turismo; livro pág. 214 e 215
- Conhecer quais os aspectos positivos e negativos do turismo, bem como possíveis soluções para os mesmos; livro pág. 220 e 221
- Explicar em que consiste o turismo sustentável; livro pág. 221
TRANSPORTES

- Indicar quais as vantagens do desenvolvimento dos transportes; livro pág. 229
- Conhecer quais as funções dos transpores; livro pág. 229
- Definir distância absoluta, distância-tempo e distância-custo; livro pág. 229
- Analisar gráficos relacionando os conceitos de distância absoluta, distância-tempo e distância-custo com os meios de transporte; exemplos, livro pág. 228 e 229
- Indicar quais os grandes tipos e meios de transporte que existem; livro pág.231
- Evidenciar as principais vantagens e inconvenientes dos diversos meios de transporte (perspectiva comparativa); livro pág. 231 a 236 + quadro síntese pág. 239
- Conhecer a especialização de cada meio de transporte relativamente às distâncias e ao tipo de produtos a transportar; livro pág. 234 a 236 + exercícios do livro + quadro síntese pág. 239 + quadro “o essencial” pág. 248
- Definir rede de transportes; Caderno
- Caracterizar as redes/rotas de transportes dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento; livro pág. 237 a 239
- Construir uma matriz de interacção espacial; Caderno diário + Livro pág. 230
- Concluir (com base numa rede de transportes ou de numa matriz) acerca da acessibilidade e isolamento dos locais, justificando; Caderno diário

TELECOMUNICAÇÕES

- Definir telecomunicações; livro pág. 244
- Indicar exemplos de sistemas de informação e comunicação (antigos e modernos); livro pág. 244 e 245
- Explicar de que forma as telecomunicações contribuem para encurtar as distâncias; livro pág. 245
- Explicar em que consiste a info-exclusão; livro pág. 245
- Referir os impactos do desenvolvimento das telecomunicações; Caderno diário
- Explicar por que razões se considera que a “Terra está a transformar-se numa Aldeia Global”; Caderno diário

BOM ESTUDO!



12 comentários:

Anónimo disse...

ta muito interessante o blogger..

Anónimo disse...

O turismo começou a ter mais incremento a partir da década de 50ou da década de 60?

Rita 9ºD

Prof. Paula Tomaz disse...

Olá Rita,

foi a partir da década de 50.

Anónimo disse...

Ok stora
mas ainda tenho mais duas dúvidas:
- indicar exemplos de sistemas de informação e comunicação
- e o transporte aéreo utiliza-se para passageiros e produtos perecíveis e valiosos a longas distancias ou a médiaa e longas distancias?

Prof. Paula Tomaz disse...

Olá Rita,

Então, os exemplos de sistemas de comunicação são o telefone, vidioconferência, internet, telemóvel e todos os outros que abordamos na aula e estão referenciados no livro na página 244.
Qunto à outra questão, o transporte aéreo utiliza-se para passageiros e produtos perecíveis e valiosos a médias e longas distancias.
Tens que analisar as páginas indicadas nos objectivos, pois está tudo lá.

Anónimo disse...

Setora como analisar os Gráficos da pág 22 e 229?

Para as vantagens e desvantagens dos meios de transporte basta saber o quadro síntese da pág 239?

Obrigado Nuno

Anónimo disse...

Pag 228*

Prof. Paula Tomaz disse...

Olá Nuno,
é simples, basta fazeres a relação entre as variáveis lá representadas e apresentares as conclusões.

Anónimo disse...

Setora
podia-nos explicar como responder à pergunta relacionada com as redes de transporte em relação ao nivel de desenvolvimento dos paises, localizado das páginas 237 à 239
aguardamos resposta`
desde já os nossos agradecimentos
obrigado
xau! :P

Prof. Paula Tomaz disse...

Olá Nuno,
há várias formas de responder a esse objectivo, pois depende da forma como seja feita a pergunta.
Caso a pergunta esteja direccionada para os contrastes nas redes de transporte nas PD e nos PED.
R: Os PED's apresentam uma rede de transportes pouca densa, incompleta de fraca qualidade e antiquada, que reflete o seu fraco desenvolvimento económico.
Os Pd's, pelo contrário, possuem uma rede de transportes densa e moderna que reflete o seu desenvolvimento económico.

Anónimo disse...

Eu não percebi a parte da especialização e complementaridade dos transportes :S

=(

Anónimo disse...

queria saber a definição de telecomunicações,a sua importância e outras partes interessantes deste subtema que a professora ache importantes para um trabalho de geografia