quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Portugueses casam menos e mais tarde

Famílias com menos filhos, mais população idosa, mais imigrantes e casamentos mais tardios e em menor número. Estes são os factos mais relevantes de um conjunto de dados divulgado hoje num relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O estudo do INE abrangeu o período 2000-2006 e conclui que o número de famílias portuguesas com filhos continua a diminuir. Neste lapso de seis anos, aumentou em cerca de 3% o número de casais sem filhos, aumentaram ligeiramente os que têm apenas uma criança, mas diminuíram, em cerca de 2%, os pais que têm três filhos ou mais.
O número de idosos em Portugal, entretanto, aumentou. Em 2006, havia 112 idosos por cada centena de jovens, enquanto em 2000 eram 102.
O relatório do INE diz no entanto, que a população residente em Portugal aumentou, neste período, em 3,3%, muito por causa dos imigrantes, que agora já não vêm apenas de países africanos mas também da América central, do sul e da Ásia.
Os casamentos acontecem em menor quantidade e numa altura em que homens e mulheres têm mais idade. A idade média de casamento dos homens passou dos 27 para os 29 e nas mulheres dos 25 para os 27 anos.
Em matéria de escolaridade, as mulheres permanecem mais tempo na escola. Verificou-se um aumento de 43,2% para 49,6% de pessoas que completaram o Ensino Secundário.

4 comentários:

RiTa ^^ disse...

Achei a noticia muito intersante,

margarida 8ºc disse...

acho que não de via ser assim pois pela minha parte não posso fazer nada de especial.....
oque eu podia fazer era convencer a minha mãe mas.....
ja tenho duas irmas pequenas que nasceram no dia 13 de Fevereiro de 2008 .......
Beijinhos!!!!???.....

Anónimo disse...

acho que esta muito interessante e gosto muito de vir ao blog vou tentar vir mais vezes......

Prof. Paula Tomaz disse...

Então muitos parabéns Margarida!
Não nos tinhas dito nada...
Vais ver que vais adorar ter duas manas tão pequeninas, pois já podes participar e ajudar a tua mãe a cuidar delas, acompanhar o seu crescimento, etc.
E, afinal a tua mãe já deu o seu contributo. Lembras-te de termos falado nas aulas que para haver renovação de gerações o nº médio de filhos por mulher deveria ser de pelo menos 2,1? a tua mãe já teve 3.
Beijocas