segunda-feira, 29 de junho de 2009

quinta-feira, 4 de junho de 2009

“Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”

Decorreu na nossa escola no dia 1 de Junho de 2009 na sala 14 uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 9º ano, alusivos à temática “Os objectivos de Desenvolvimento do milénio”. Os referidos trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de Geografia e versavam uma das temáticas abordadas nesta disciplina “Contrastes de Desenvolvimento no Mundo”. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio são um conjunto de metas a atingir e que visam sobretudo a dimensão social e a pobreza. Até 2015, as metas deverão ser atingidas por todos os países membros da ONU, de acordo com o compromisso firmado na Declaração do Milénio no ano de 2000. Os objectivos de Desenvolvimento do Milénio são oito:
- Irradicar a pobreza extrema e a fome;
- Atingir o ensino básico e universal;
- Promover a igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde materna;
- Combater a sida, a malária e outras doenças;
- Garantir a sustentabilidade ambiental;
- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Na referida sala encontravam-se vários trabalhos expostos como, por exemplo, maquetas, cartazes, folhetos, cartolinas, entre outros alusivos ao tema exposto.
Com esta exposição tivemos o privilégio de aprofundar os nossos conhecimentos sobre esta temática bem como trocar ideias e pontos de vista entre os vários alunos de 9º ano.

Ana Raquel Gonçalves
Fábio Ferreira
Joana Queirós
Paula Rodrigues
Rosa Caridade
9ºD

“Comércio Justo” na EB 2, 3 de Vila Verde”

No dia 1 de Junho de 2009 decorreu na Escola Básica 2,3 de Vila Verde, organizada pelos professores de Geografia, uma mostra/venda de produtos provenientes do “Comércio Justo”.
Para quem não teve ainda oportunidade de abordar este assunto nas aulas de Geografia, perguntar-se-ão: mas afinal, o que é o Comércio Justo? O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada no diálogo, na transparência e no respeito. Contribui para o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições de comércio tendo em conta os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados, especialmente no Hemisfério Sul, ou seja, nos países em desenvolvimento.
Desta forma, o comércio justo rege-se por vários princípios, entre os quais destacamos a protecção dos direitos humanos (trabalho infantil, discriminação sexual, etc).
Neste dia, demos um pouquinho do nosso contributo para esta causa, aqui representada pela Alternativa – que é uma associação para a promoção do comércio justo.
Estavam à venda variadíssimos produtos, desde biscoitos, rebuçados, chocolates, sumos, chás, incenso, flores de pano, pulseiras, colares, caixas de madeira, ganchos, cestos feitos à mão, café, etc.
Neste dia vários foram os alunos e professores que deram o seu contributo adquirindo alguns produtos, aos quais queremos agradecer pela sua colaboração, pois de alguma forma contribuíram para que lográssemos atingir positivamente os objectivos que pretendíamos, tendo-se revelado as vendas bastante lucrativas.
Agradecemos também à Alternativa, por mais uma vez terem aceite o convite para se deslocarem à nossa escola.

Ana Raquel Gonçalves
Fábio Ferreira
Joana Queirós
Paula Rodrigues
Rosa Caridade
9ºD