segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resumos da matéria dada - 9º Ano

Resumos Hidrosfera Resumos Hidrosfera paula tomaz ">

Resumos Atmosfera Resumos Atmosfera paula tomaz ">

domingo, 26 de abril de 2009

A ÁGUA um bem ESCASSO ... a necessidade de PRESERVAR

- Ao lavar a louça, não o faça em água corrente. Encha o lava-louça com água e detergente e passe-a por água limpa depois. Economizará 50 litros de água de cada vez. Se usar a máquina, use os programas mais económicos e não coloque a máquina a funcionar antes de estar o mais cheia possível.

- Repare rapidamente as torneiras que estejam a gotejar ou o autoclismo que deixe passar água. Uma só torneira que goteje pode perder cerca de 90 litros de água por dia.

- Enquanto lava os dentes, mantenha a torneira fechada. Pode fazer o mesmo durante o barbear.

- Se usar o chuveiro em vez de tomar um banho de imersão, economiza 150 litros de água de cada vez.

A AGUA um bem ESSECIAL

Muitos recursos hídricos estão actualmente submetidos a alta pressão. Embora a água seja muito abundante na terra, menos de 1% é água doce apta para o consumo humano e para a sua utilização na agricultura. Além disso, a água de boa qualidade disponível não está distribuída uniformemente. O abastecimento de água de qualidade está a converter-se, cada vez mais, num problema regional. Em alguns casos, a escassez está a dar lugar, inclusivamente, a tensões políticas, como acontece em certas partes do Próximo Oriente ou da Ásia Central. Os problemas políticos relacionados com a água também parecem estar a surgir, nos Estados Unidos, nos estados do sudeste ao longo do rio Colorado. Portanto, a eficiência do uso da água na produção de alimentos é um tema de especial preocupação.

Visita de estudo à Casa da Música e ao Pavilhão da água - Porto


Os alunos do 9º ano visitaram no passado dia 24 de Abril a Casa da Música e o Pavilhão da Água. Esta visita foi organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no âmbito das disciplinas de História e Geografia.
Os professores Alfredo Pedrosa, Ana Pereira, Paula Tomaz, Nazaré Ferreira, Domingos Santos, Conceição Cerqueira e as estagiárias do curso de Português-Inglês, acompanharam os alunos nesta visita de estudo.
A saída da escola realizou-se por volta das 9h e às 11h já estávamos a entrar na Casa da Música, onde fomos guiados numa visita de estudo muito interessante que durou cerca de 1 hora. No decorrer da mesma ficamos a saber que a Casa da Música é um edifício que foi concebido pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas e que a sua construção se enquadrou nas actividades do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
A sua construção insere-se na corrente modernista e prima pelas linhas sóbrias e curvas e pelos ângulos rectos. A guia informou-nos que a Casa da Música é construída em betão, alumínio perfurado e vidro, materiais esses que se encontram bem visíveis. Percorremos todo o interior podendo observar a riqueza das suas salas, desde o Pequeno e Grande auditório, a sala do Renascimento, a sala Cibermúsica, a sala do Babysiting, a sala 2 e o Bar suspenso. Por todo o espaço interior eram bem visíveis extensas áreas envidraçadas, através das quais ainda deu para espreitar o ensaio da Orquestra Nacional do Porto.
Como a fome já apertava e as pernas pediam um pouco de descanso, dirigimo-nos ao Parque da Cidade para almoçar. Uma vez lá, e com a chuva a ameaçar, fizemos uma espécie de piquenique, onde conversamos, divertimo-nos e tiramos algumas fotografias para mais tarde recordar. O tempo passou a correr e quando reparamos já estava na hora de nos dirigirmos para o Pavilhão da Água, ali mesmo ao lado. O Pavilhão da água é um edifício proveniente da Expo 98, instalado em pleno parque da cidade do Porto desde 1992. No seu interior assistimos em primeiro lugar a um filme que pretende chamar a atenção para a importância da água, visitamos o laboratório onde assistimos a três experiências. Depois assistimos e participamos em várias experiências lúdicas e científicas, sempre acompanhados de explicações de uma monitora: compor música, ver imagens em três dimensões através de ilusões de óptica, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, observar o comportamento das ondas, ver jactos de água de diferentes formas, recordar as diferentes fases do ciclo da água, funcionamento de uma eclusa, etc.

Enquanto aguardavam a sua vez para entrar os alunos puderam admirar a originalidade deste edifício, cuja estrutura cria a ilusão de estar suspenso no ar e ligeiramente inclinado.Terminada a visita, os alunos tiveram ainda a oportunidade de lanchar e confraternizar, uma vez mais, no parque da cidade.
Chegamos a Vila Verde por volta das 18h30.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

9º Ano - Férias inesquecíveis em Londres

Como todos devem saber entre os dias 6 e 9 de Abril os alunos finalistas do 9ºano tiveram o privilégio de voar até Londres. Como integrante de tal viagem só tenho uma palavra para descrever a experiência: inesquecível. Acreditamos, lutamos e, por fim, conseguimos alcançar a tão desejada Inglaterra. A jornada começou no aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, onde se notava a ansiedade e o nervosismo, principalmente naqueles que iam voar pela primeira vez. Após esperar chegámos à parte das despedidas. Foram um pouco rápidas, pois não tínhamos muito tempo. Quando demos por nós, já tínhamos entrado no avião, apertado os cintos e já estávamos a voar. A viagem entre todas aquelas nuvens demorou um pouco mais de duas horas. Mas o que nos esperava a seguir compensava todo aquele cansaço, fruto do trabalho para conseguir esta viagem.

Após nos instalarmos confortavelmente no hotel começou a aventura. O metro foi o primeiro obstáculo, embora no fim dos quatro dias e de inúmeras viagens no mesmo passamos de inexperientes a super experientes. O London Eye, o Museu de História Natural, o Madame Tussaud’s, o Big Bem, Piccadily Circus, Buckingham Palace, London Dungean, entre outros, foram locais que não esqueceremos tão cedo. Sempre repletos de turistas, ingleses e energia tornaram a viagem de finalistas simplesmente única. Também tivemos o enorme privilégio de viajar com alguns dos professores da nossa escola. Revelaram-se bastante divertidos e sempre prontos para a aventura e como é claro adoraram a companhia dos seus alunos. Podemos dizer que a comida inglesa não é a melhor. Que saudades que tivemos dos menus nacionais… Em relação ao povo inglês podemos dizer que eram bastante agradáveis, embora andassem sempre a correr de um lado para o outro.

Quando demos por nós, os quatro dias tinham passado a correr e já estávamos a sobrevoar, de novo, território nacional. Por nós ficávamos mais uns dias, mas a experiência valeu mais do que qualquer coisa. Agora esperamos voltar e quem sabe se para o ano os próximos finalistas nos dirão o que acharam.


Paula Cerqueira, 9ºG

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Viagem a Londres


É já na próxima segunda-feira que um grupo de alunos de 9º ano e alguns professores se deslocam por quatro dias à magnifica cidade de Londres.Esta iniciativa esteve a cargo da professora Paula Tomaz, do grupo disciplinar de Geografia e da professora Isabel Lézon do grupo disciplinar de Inglês. Tem como objectivo, para além da comemoração de mais um ciclo de estudos que se encerra para estes alunos, a consolidação de alguns conteúdos programáticos abordados nas aulas destas disciplinas.A viagem já vem sendo programada desde o ínicio do presente ano lectivo e concretizar-se-á na próxima semana, de 6 a 9 de Abril.

Boa Viagem para todos!