sexta-feira, 13 de março de 2009

Visita de Estudo à Refinaria da Petrogal e Porto de Leixões

No dia 12 de Março de 2009, a turma do 1º ano do Curso de Electricidade e Instalações, deslocou-se à Petrogal em Matosinhos e ao Porto de Leixões em Leça da Palmeira, para uma visita de estudo proposta pela professora Paula Tomaz e integrada na disciplina de Cidadania e Mundo Actual. A Engª Manuela Cerejo do Departamento de Qualidade, explicou-nos durante aproximadamente uma hora e de uma forma objectiva, qual a função da Petrogal no nosso País, todo o seu funcionamento e o impacto que a mesma tem no ambiente. Depois desta exposição rumamos para uma visita guiada ao ‘coração’ da Petrogal. Tivemos que deixar os telemóveis, ‘na portagem’ de forma a que não houvesse problemas de segurança. Prosseguimos então, de autocarro, onde observamos a fábrica de óleos base, a Fábrica de Utilidades, a Fábrica de Combustíveis e a fabrica de aromáticos.
Por volta das 14h10, rumamos ao Porto de Leixões. Uma vez lá, dirigimo-nos à administração do Porto, onde nos aguardava a guia, Susana Santos, que iria proporcionar-nos uma visita guiada pelo interior do mesmo.
No interior do complexo portuário, a visita guiada iniciou-se pelas docas, onde pudemos contemplar os imponentes cargueiros ali ancorados, enquanto a guia nos ia explicando tudo ao pormenor. Saindo da zona do porto, propriamente dito, passámos à zona das cargas, para apreciar as explicações sobre tonelagem e contemplar os gigantes contentores que nos ladeavam agora. Houve ainda oportunidade para observar, embora ao longe por ser um local de acesso restrito, o terminal petrolífero. Neste terminal têm lugar as descargas de petróleo bruto para tanques que se encontram directamente ligados por oleodutos à Refinaria de Matosinhos, que havíamos visitado a parte da manhã.
Terminada que estava a visita prevista para o dia de hoje, ainda houve tempo para uma “voltinha” de 20 minutos, de carácter lúdico. Acabámos por parar à face da praia, na lindíssima Marginal de Matosinhos. A linda vista e envolvência dominou-nos por completo. Houve tempo para retirar a foto da praxe do grupo e para saborear um apetitoso gelado.
Finalmente dá-se a arrancada final, em ritmo de retirada apressada. E eis-nos de novo na Auto-estrada, em direcção a Vila Verde.




sábado, 7 de março de 2009

Esqueirinhos colaboram com os alunos do 9ºG



Já é sabido por todos que irá realizar-se uma viagem para os finalistas de 9º ano a Londres.
Neste momento, os alunos do 9ºG estão a fazer de tudo para conseguir arrecadar um dinheirinho, para que o seu custo seja um pouco mais suave.

Amanhã, Domingo, dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) estarão pela 3ª vez representados na feirinha de artesanato de Vila Verde.

Em nome da turma, agradeço a preciosa colaboração dos esqueirinhos, que sob a coordenação da professora Lai e da D. Lucília, pintaram escovinhas alusivas ao tema "A Natureza", para serem vendidas na referida feira, juntamente com muitas outras coisinhas...

Não Faltes....




sexta-feira, 6 de março de 2009

Objectivos para o teste - 2ª Parte

- Referir quais os reflexos do investimento na educação; Ficha Informativa
- Explicar quais os obstáculos ao desenvolvimento dos PVD; Ficha Informativa
- Saber em que consiste a APD e as ONG’s, bem como as suas acções e instituições; Ficha Informativa
- Indicar os principais objectivos da ONU; livro pág. 78
- Apontar razões para a ineficácia da cooperação internacional; Ficha Informativa
- Caracterizar o comércio justo, bem como conhecer a sua importância para o desenvolvimentos dos países mais pobres. Ficha Informativa

segunda-feira, 2 de março de 2009

Objectivos para o teste - 1ª parte

- Distinguir crescimento de desenvolvimento; livro pág. 12 e esquema síntese
- Justificar o facto de nem sempre o crescimento conduzir ao desenvolvimento; livro pág. 13
- Conhecer quais os indicadores utilizados para medir o crescimento e o desenvolvimento; livro pág. 12 e esquema síntese
- Distinguir PNB de PIB; esquema síntese
- Justificar por que razão o PIB se revela um indicador mais fiável do que o PNB para medir o crescimento económico de um país; esquema síntese
- Criticas apontadas ao PIB per capita; livro pág. 12
- Reconhecer a importância do IDH como indicador de desenvolvimento dos países, conhecendo quais as suas 3 dimensões básicas e quais os 4 indicadores simples que entram no seu cálculo; livro pág. 13
- Conhecer a escala de classificação do IDH; livro pág. 13
- Estabelecer a relação IDH/PIB per capita; livro pág. 20 e 21
- Apontar as criticas ao IDH; livro pág. 22
- Localizar os diferentes grupos regionais no mundo; mapa pág. 15
- Definir OCDE e CEI; livro pág. 15
- Identificar quais os principais problemas no acesso à educação; livro pág. 29
- Indicar as causas da discriminação da mulher na educação; livro pág. 31
- Indicar quais os impactos da sida, sobretudo nos PED; livro pág. 35
- Distinguir os conceitos de: fome, subnutrição, sobrenutrição e obesidade; livro pág. 42 e 46

Testes on-line

Olá Malta do 9º ano...

Aqui fica o link para aceder a um site e poder realizar testes on-line sobre a matéria que vai sair no teste: Contrastes de Desenvolvimento.

http://linaduque.com.sapo.pt/contrastes.htm

O Olhar de uma CRIANÇA ...

Por vezes um olhar vale mais que mil palavras.
Escreve uma frase que transmita o que vês no olhar da seguinte criança.

Contrastes de Desenvolvimento

O mundo em que vivemos é feito de contrastes e está em permanente mudança. Por um lado, temos países muito ricos em que a população tem uma boa qualidade de vida. Por outro lado, deparamos com países muito pobres, em que a maior parte da população não consegue satisfazer as suas necessidades básicas. Este espaço permitir-te-á expressar a tua opinião sobre determinadas imagens e pensamentos ilustrativos dos contrastes de desenvolvimento a nível mundial.

FOME NO MUNDO
Descreve as emoções que a seguinte imagem desperta em ti.