terça-feira, 29 de abril de 2008

Conheces o tamanho da tua pegada ecológica?

A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacte humano na Terra. Este conceito, desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees, exprime a área produtiva equivalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por uma dada unidade de população.
Pode ser calculada para um indivíduo, uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial. Dito de outra forma, a Pegada Ecológica avalia a extensão com que uma dada população se apropria do espaço biologicamente produtivo. Uma vez que as pessoas usam recursos de todas as partes do mundo, e afectam locais cada vez mais distantes com os seus resíduos, esse espaço é, geralmente, o somatório de uma série de pequenas áreas distribuídas por todo o planeta que, na sua totalidade, tem vindo a aumentar.
Faz o teste da pegada ecológica e confere se o teu padrão de vida e consumo está bem orientado para um desenvolvimento global sustentável.

Curiosidades Geográficas

Olá Malta!!
Após um período de pausa, retomamos as curiosidades geográficas.
Desta vez fui mais boazinha, vejm lá se conseguem dar resposta a estas perguntinhas.
1 - Qual dos seguintes países tem o mesmo fuso horário que Lisboa? (Roma, Varsóvia, Dublim ou Chicago)
2 - Qual dos seguintes países não é atravessado pelo equador? (Maldivas, Sri Lanka, Colômbia ou Indonésia)
3 - Como se chamam as ilhas canadianas, localizadas no extremo norte deste país?
4 - Em que país fica localizada a cidade de Adelaide?


quarta-feira, 23 de abril de 2008

Boas Notícias

Governo propõe um ano de licença de maternidade
A revisão do novo Código de Trabalho propõe o alargamento das licenças de maternidade. O Executivo quer que os dois elementos do casal tenham iguais oportunidades no acompanhamento do primeiro ano dos filhos e, por isso, sugere 12 meses completos de licença partilhada. O Governo quer ver a vida familiar e profissional conciliadas e defende o alargamento dos prazos das licenças de maternidade, desde que partilhadas com o pai.
O Executivo pede o aumento de cinco para 10 dias úteis de licença a gozar obrigatoriamente pelo pai na altura do nascimento da criança e propõe ainda a remuneração a 100% de outros dez dias opcionais de licença do pai.
Quanto ao aumento da chamada licença de paternidade, o Executivo quer que o casal divida cinco meses de licença remunerados a 100%. Uma licença partilhada que pode chegar aos seis meses com direito a 83% do salário bruto.
O alargamento de prazos não se fica por aqui, o Governo propõe que a licença se estenda a um ano, com o pai e mãe a gozarem mais três meses de licença cada um, durante o qual recebem 25% do vencimento bruto. As medidas que o Executivo diz serem o último passo no incentivo à natalidade vão ser discutidas entre patrões e sindicatos.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Variação da Temperatura devido ao Movimento de Translação da Terra

Variação anual da temperatura: a temperatura aumenta de Janeiro a Julho e diminui de Julho a Janeiro no Hemisfério Norte; no hemisfério Sul passa-se o inverso.
Em resultado do movimento de translação da terra e da inclinação do seu eixo ao plano da sua órbita, a duração dos dias e das noites varia ao longo do ano, excepto no equador onde os dias são sempre iguais às noites. Só nos equinócios é que os dias são iguais às noites em todos os lugares do globo.
Do solstício de Dezembro ao solstício de Junho a obliquidade dos raios solares vai diminuindo, o que faz com que diminua a superfície da atmosfera por eles atravessada e a superfície aquecida, como consequência a energia solar recebida vai sendo cada vez maior, o que explica a elevação da temperatura, no Hemisfério Norte; passa-se o inverso no Hemisfério Sul.


sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os Movimentos da Terra

Através deste video podem ficar a perceber melhor os dois movimentos executados pela terra: o de Rotação e o de Tranlação.
Especialmente útil para os alunos de 7º ano, pois ajudará posteriormente a entender a variação da temperatura no nosso Planeta em função destes dois movimentos.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Globalização

A Globalização é um processo que pode trazer muitos benefícios, mas trás também inúmeros problemas. Neste video, em apenas 1 minuto podem observar e perceber este fenómeno.